Equipes de Vigilância e Controle de Zoonoses participam de capacitação sobre epizootias

Equipes de Vigilância e Controle de Zoonoses participam de capacitação sobre epizootias

Conteúdo será ministrado por técnicos da Saúde Estadual e terá foco as ações voltadas para febre amarela e raiva

Equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), participam nesta sexta-feira, 06, às 9 horas, de uma capacitação sobre ‘Ações de Vigilância de Raiva e Febre Amarela na Ocorrência de Epizootias’. O conteúdo será ministrado no auditório da Semus por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que darão ênfase ao trabalho executado pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Capital.

De acordo o gerente da UVCZ, Auriman Cavalcante, o objetivo da capacitação é esclarecer  sobre as epizootias, com foco na febre amarela e raiva, quanto ao preenchimento da ficha de notificação de Epizootia e demais ações de vigilância relacionadas a ocorrência destes eventos no estado do Tocantins, focando nas habilidades e capacidades técnicas. O gerente ressalta a importância da qualificação profissional e enfatiza o quanto ela favorece o desenvolvimento de mais profissionais, além de proporcionar competência profissional e maiores chances de sucesso em sua área de atuação.

O gerente esclarece que epizootia é um conceito utilizado na saúde pública para qualificar a ocorrência de um determinado evento em um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região, podendo levar ou não a morte. Daí porque, segundo ele, os técnicos da SES-TO vão abordar durante a capacitação a notificação de epizootias e demais ações de vigilância relacionadas à ocorrência desses tipos de eventos no município de Palmas.

Por: Redação Portal San Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.