Publicado em: 4 de fev de 2021 às 06:57
Uma “explosão” de casos de Covid-19 é o que teme o deputado estadual Zé Roberto Lula (PT). Nesta terça-feira, 2, durante sessão da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o parlamentar usou a tribuna para demonstrar sua posição contrária ao decreto do governador Mauro Carlesse que autoriza o retorno das atividades presenciais nas redes pública e particular de ensino do estado.
O deputado expressou sua preocupação com os servidores e funcionários da Educação, além da saúde das crianças e seus familiares. “Ao meu entender, as aulas só podem iniciar depois que os trabalhadores da Educação tomarem a vacina. Pode ser que a criança seja mais resistente ao Covid-19, mas ela tem seu convívio com seus pais que podem ter problemas, seus familiares e outras pessoas”, pontuou Zé Roberto.
“Vai acontecer o que aconteceu em outros países e cidades, logo vamos ter que suspender as aulas pela explosão de casos do Covid”, afirmou o parlamentar.
Vacina para todos
Zé Roberto também foi enfático a favor da vacinação da população. “Eu sou engenheiro florestal de profissão, estudei vírus em planta, e não precisa ser médico, enfermeiro ou trabalhador da saúde para saber que para combater vírus não há outra saída que não seja a vacinação”, afirmou o deputado, que tem sido voz na Aleto contra as medidas do governo federal na cobrança por resolutividade e um plano nacional de vacinação de toda a população brasileira.
Nota contra o retorno das aulas
Além da fala na Tribuna da Aleto, o deputado também emitiu nota contrária ao retorno das aulas presenciais:
Nota contra o retorno das aulas presenciais no Tocantins
No dia 29 de janeiro o governo do Tocantins autorizou a retomada das aulas presenciais em estabelecimentos de ensino no estado, decreto que passou a valer ontem, dia 1 de fevereiro. Embora essa autorização se dê a partir da realidade de cada município, passamos por um momento preocupante em relação a pandemia em solo tocantinense.
Já passamos da marca de 100 mil contaminados e os Boletins Epidemiológicos da Secretaria Estadual da Saúde das últimas semanas tem mostrado um crescente no número de casos de Covid-19.
Pensando na segurança dos estudantes, professores e demais funcionários das redes de ensino, tendo como exemplo o caos que o retorno das aulas presenciais no Amazonas gerou e as dificuldades que os estados do norte tem enfrentado na luta contra o coronavírus, não vejo ser viável a volta às aulas presenciais sem a vacinação de toda a população.
Como deputado estadual, presidente do Partido dos Trabalhadores do Tocantins e cidadão, entendo que aulas podem ser recuperadas, mas as nossas vidas e dos nossos filhos, nossos familiares próximos e dos funcionários e servidores da Educação não podem ser colocadas em risco dessa maneira.