As Forças de Segurança irão garantir o cumprimento do decreto do Governo do Tocantins e dispersar eventos e aglomerações. Coronel Silva Neto assegurou que todas as ações empregadas na Força-Tarefa são para frear o avanço da Covid-19.
Nesta terça-feira, 16, a cúpula das Forças de Segurança do Tocantins se reuniu no Quartel do Comando Geral da PMTO, em Palmas, com o objetivo de alinhar as ações da Força-Tarefa “Tolerância Zero”, que visa garantir o cumprimento do decreto do Governo do Estado 6.230, de 12 de março de 2021, que estabelece novas medidas de enfrentamento da Covid-19. O decreto começa a valer a partir desta quarta-feira, 17.
O planejamento das ações operacionais e administrativas visa manter todos os recursos das forças em condições de enfrentar a pandemia, dispersar possíveis aglomerações, conforme prevê o decreto, observando a competência de cada força, cabendo à PMTO o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. O comandante-geral da PMTO, coronel PM Júlio Manoel da Silva Neto, externou sua preocupação com a disseminação do novo Coronavírus e com a tropa policial militar.
“O comando da PMTO e o Governo do Estado, na pessoa do governador Mauro Carlesse, estão se empenhando para prestar o apoio necessário à nossa tropa nesse momento delicado, oportunidade em que iniciaremos a testagem de 100% da tropa e familiares, em todas as unidades da PMTO. Trabalharemos para readequar nosso efetivo em apoio às unidades operacionais, além de distribuirmos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) disponíveis para nossos militares, bem como determinamos o planejamento de novas aquisições, para a respectiva disponibilização às Unidades”, disse o coronel Silva Neto, reforçando que o Comando da Instituição reafirma seu posicionamento de ombrear com cada integrante da Corporação e apoiar as forças de segurança estaduais na luta contra a Covid-19.
O Secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, destacou a importância da integração dos planejamentos para melhor eficiência de atuação: “estamos integrando os planejamentos, visando um emprego eficiente dos nossos meios em cumprimento ao decreto, evitando aglomerações, evitando risco de infecções e com foco na garantia do funcionamento responsável das cidades, aliando com segurança e priorização da saúde”.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Reginaldo Leandro da Silva, pontuou que a Corporação vem atuando tanto na parte da sanitização de ambientes públicos, quanto junto à Força Tarefa “Tolerância Zero” à Covid, fiscalizando os ambientes e interditando aqueles que estão descumprindo as regras do decreto governamental, tendo em vista o momento crítico que estamos enfrentando”.
Participaram ainda da reunião, a Delegada-Geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra, o Chefe do Estado-Maior da PMTO, Coronel PM Wesley Borges Costa, além de autoridades civis e militares componentes das forças de segurança estaduais.
Entenda a Força-Tarefa “Tolerância Zero”
Foi anunciado pelo governador Mauro Carlesse na última sexta-feira, 12, o decreto 6.230, com objetivo prevenir e enfrentar as condutas que contribuam para a propagação do novo Coronavírus. O pacote de medidas instituiu ainda a Força Tarefa “Tolerância Zero”, que atuará de maneira a garantir o cumprimento do decreto e dispersar eventos e aglomerações.
Dentre as medidas elencadas no decreto, fica proibida a realização de eventos de qualquer natureza, além da aplicação de penalidades, em caso de descumprimento de regras, para pessoas físicas e/ou jurídicas (advertência, multas, interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de autorização para funcionamento de empresa e cancelamento do alvará de licenciamento).
Fonte: Sou de Palmas