Com atuação da Prefeitura de Palmas, Comitê do Fogo mobilizará comunidade para ser parceiras nas ações de controle

Com atuação da Prefeitura de Palmas, Comitê do Fogo mobilizará comunidade para ser parceiras nas ações de controle

Produtores rurais receberão orientação sobre construção de aceiros, queima controlada, manejo do solo e penalizações previstas em lei

https://portal.radiosancarlosfm.com.br/
Foto de divulgação

Com o objetivo de sensibilizar e orientar os produtores rurais sobre as implicações do uso inadequado do fogo, o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo) realizou na manhã desta quarta-feira, 17, a primeira reunião do ano para apresentar o Plano de Ação para 2021. A Prefeitura de Palmas integra o Comitê com atuação direta da Guarda Metropolitana por meio da Divisão de Fiscalização Ambiental; Superintendência de Defesa Civil Municipal; e Fundação do Meio Ambiente (FMA).

O Plano de Ação 2021 está dividido em quatro etapas: educação e conscientização; mobilização e prevenção; fiscalização e combate aos incêndios florestais e controle de queimadas; balanço 2021 e preparação para 2022. Dentre as 14 ações apresentadas estão a visita dos órgãos fiscalizadores e ambientais a partir do mês de abril aos produtores rurais para sensibilizar e levar informações sobre mecanismos de prevenção (construção de aceiros); uso legal do fogo (autorização e queima controlada); manejo do solo; e possíveis aplicações da legislação para repressão às atitudes irregulares.

De acordo com o chefe da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, Carlos Lima, durante a execução do Plano de Ação 2021, os órgãos ambientais e fiscalizadores também farão o controle de queimadas no entorno das Unidades de Conservação (UC) com atividades de fiscalização e monitoramento, além da educação ambiental nas comunidades, especialmente no período da estiagem.

Redação do Portal SAN NOTÍCIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *