Procon de Palmas orienta sobre a compra de chocolates e pescados

Procon de Palmas orienta sobre a compra de chocolates e pescados

Antes de realizar as compras, consumidores devem estar atentos e observar alguns itens

Com a Páscoa se aproximando, o Procon Municipal de Palmas separou algumas dicas para orientar os consumidores que não abrem mão de comprar ovos de chocolate e outros produtos típicos para a data. Na hora de adquirir os produtos, os consumidores devem levar em consideração algumas questões como variação de preços, peso, prazo de validade e anúncio promocional.

No caso dos ovos de Páscoa, o consumidor deve observar que existe uma diferença de preços nos produtos que são produzidos artesanalmente para os produzidos industrialmente. Na hora de economizar, a dica é pesquisar para saber qual oferece o melhor custo benefício.

Outro item a se observar é quanto ao peso do produto. As numerações que são indicadas pelos fabricantes nas embalagens são diferentes de uma marca para outra. Já a embalagem dos ovos que são vendidos com brinquedos devem conter o selo com a idade recomendada para uso. O consumidor deve observar também se há a seguinte frase: “Atenção! Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.”

Além disso, os rótulos dos produtos devem indicar os ingredientes usados na composição da receita. As versões diet ou light não significam necessariamente que esses produtos são isentos ou tenham percentual reduzido de açúcar ou energia, devendo ser verificado qual o produto apropriado para quem vai consumir.

Pescados

Já com relação aos pescados, o Procon Municipal de Palmas orienta que seja observado atentamente as condições de armazenamento. Se o peixe for vendido em supermercado, deve-se observar se está acondicionado de forma correta, em balcão refrigerado. Para os peixes vendidos na feira, é preciso observar se tem gelo picado espalhado pelo produto, além disso deve estar protegido do sol e insetos.

Outra dica é quanto ao peixe em conserva, pré-embalado ou congelado. O consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento. É importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.

Atenção

Os pescados que apresentarem amolecimento ou acúmulo de líquidos é sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente. O que pode comprometer a qualidade do produto e causar deterioração. Outras características que devem ser observadas também são: cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos, sem brilho e guelras pálidas. Peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas e escamas firmes.

De acordo com o secretário-executivo de Defesa do Consumidor do Procon Municipal de Palmas, Dulcélio Stival, o consumidor deve também ficar atento quanto aos preços anunciados em folhetos, encartes ou qualquer outra forma de publicidade correspondente ao que está sendo ofertado. Já que, de acordo com o Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), toda e qualquer informação falsa ou incorreta é considerada propaganda enganosa e deve ser comunicada aos órgãos competentes.

Reclamações ou Dúvidas

Para tirar dúvidas ou fazer reclamações, os consumidores podem entrar em contato através dos canais de atendimento disponíveis no órgão:

Unidade JK: (63) 3212- 7771
Unidade Taquaralto: (63) 3212- 7656
WhatsApp: (63) 99282-9640.
E-mail: atendimentoprocon@palmas.to.gov.br.

Por: Redação Palmas Infoco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *