PPA 2022-2025: arquiteto e urbanista defende arborização como uma política essencial para Palmas

PPA 2022-2025: arquiteto e urbanista defende arborização como uma política essencial para Palmas

Consulta Pública é oportunidade para o cidadão pontuar quais demandas devem ser priorizadas pela gestão municipal

Palmas está na fase da Consulta Pública do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e fica a pergunta: quais ações precisam ser implementadas pela prefeitura? Para o arquiteto e urbanista Luís Hidelbrando Paz, uma demanda central na Capital para construí-la mais humana e sustentável é a necessidade de investimentos em uma ação de arborização. “Estou falando sobre colocar árvores onde as pessoas transitam ou estão, por exemplo, na Avenida JK, nas ciclovias, nas calçadas, nos playgrounds, nas pracinhas. Precisamos de mais bancos, onde as pessoas transitam com mais intensidade, mas esses locais necessitam estar debaixo de árvores”, pondera.

Demandas como essa podem ser apontadas na Consulta Pública, momento em que o cidadão tem a oportunidade de indicar quais ações a gestão municipal deve priorizar para os próximos quatro anos e ajudar a construir Palmas. Em formato digital, o palmense pode participar por meio do celular ou computador, através do aplicativo Colab ou pelo site: consultas.colab.re/ppapalmas. A Consulta Pública segue aberta até o dia 14.

Nesse sentido, Hidelbrando cita que o projeto ‘Muda Clima’, da Prefeitura de Palmas, precisa ser ampliado. “A maioria dos lojistas não querem uma árvore cobrindo a fachada da sua loja, mas por outro lado, queremos as pessoas transitando pelas ruas e com uma boa arborização será mais atrativo para os possíveis clientes estarem circulando pela cidade a pé. De carro, dificilmente notamos as fachadas das lojas. Vemos quando estamos andando pela cidade e observamos as vitrines”, argumenta.

Outro ponto destacado por Hidelbrando é que a gestão municipal precisa combater a abertura de novas áreas e ocupar os diversos terrenos no centro da Capital. “A Prefeitura de Palmas precisa criar mecanismos para incentivar as construções de residências – casas e prédios – com preços acessíveis na parte central da cidade”, destacou. “Por exemplo, apartamentos de um ou dois quartos vendidos por valores mais populares”, ressalta. O pesquisador enfatiza que pode ser uma ação que incentiva as pessoas a morarem perto do trabalho, jovens que são servidores públicos e vivem de aluguel e que poderão ir trabalhar a pé ou de bicicleta, sem necessidade de usar carro.

Falando sobre formas de chegar ao trabalho, Hidelbrando expõe que a sustentabilidade de Palmas passa por rever o transporte coletivo, uma ampliação das linhas de ônibus, e também pensar na integração entre o carro, o veículo por aplicativo e a bicicleta com esse transporte. “Mas, para pensarmos uma política de integração dos transportes, precisamos ter pesquisa, saber quantas pessoas andam de bicicleta, quantas de ônibus, quantas a pé, de carro… Outro ponto, não adianta ter ciclovia sem sombra e no trabalho tem que ter local para colocar a bicicleta e para tomar banho”, pontua.

Aplicativo Colab

O aplicativo Colab está disponível para os smartphones iOS ou Android, basta pesquisar na loja de aplicativos. Antes de começar a participar da Consulta Pública, o cidadão precisa fazer o cadastro, que é obrigatório e fundamental para o processo de elaboração do PPA, sendo necessário informar CPF e e-mail. Os dados dos participantes estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Por: Redação do Portal San Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *