Brigadistas da Capital recebem capacitação teórico-prática antes de iniciarem atendimento de ocorrências

Brigadistas da Capital recebem capacitação teórico-prática antes de iniciarem atendimento de ocorrências

Brigadistas durante dinâmica externa no primeiro dia de capacitação com instrutores da Defesa Civil Estadual

A partir da próxima segunda-feira, 05, os 20 brigadistas já atenderão ocorrências nas zonas urbana e rural da Capital

Vinte brigadistas da Capital recebem a partir desta quinta-feira, 1º, capacitação obrigatória sobre prevenção e manejo integrado do fogo. O treinamento ocorre no auditório do Instituto Vinte de Maio (IVM), em Palmas. A Defesa Civil Estadual é parceira da Defesa Civil Municipal na qualificação dos agentes de combate ao fogo.

Neste primeiro dia de encontro os brigadistas receberam instruções sobre combate a incêndio florestal, primeiros socorros e passaram por atividades práticas sobre o que fazer durante o atendimento de chamados. Neste grupo, entre os 20 brigadistas, há também duas mulheres. Todos receberam uniformes.

Os técnicos da Defesa Civil Estadual 1º sargento Whylasson Lopes Gomes e 2º sargento Alis Gomes Feitosa, instrutores da capacitação, explicaram aos presentes sobre condutas no combate ao fogo e fatores de risco. “A baixa umidade desta época, o clima em si e a vegetação muito seca favorecem a ocorrência de queimadas, que são um problema, infelizmente, criminoso”, lembrou o 1º sargento Whylasson Gomes.

Atuando como brigadista desde 2013, Willian Pires Coelho explica que atender ocorrências em pontos de difícil acesso, como na região de Taquaruçu Grande e alguns locais às margens do lago de Palmas, são sempre um desafio, porque o acesso influencia no tempo de resposta às ocorrências. Para ele, os combates que mais o marcaram envolviam o resgate de animais ameaçados em chácaras cercadas pelo fogo. “São momentos tensos em que precisamos atuar para prevenir tragédias”, lembra.

O encerramento da capacitação está programado para o próximo sábado, 03, quando os participantes terão aulas práticas em área verde próxima ao Parque Cesamar, segundo informou o arquiteto da Defesa Civil Municipal Rodrigo Bazolli. Segundo ele, a partir da próxima segunda-feira, 05, os 20 brigadistas já atenderão ocorrências nas zonas urbana e rural da Capital.

PORTAL SAN NOTÍCIAS

Click aqui, cadastre-se, e participe das melhores promoções

Click aqui, e ouça a Rádio San Carlos FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *