Previsão da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas era de testar 5 mil pessoas; teste detecta anticorpos IgM e IgG que se formam no sangue após a infecção ou contato com o vírus SARS-CoV-2
Basta uma pequena quantidade de sangue para a realização do teste rápido
O mutirão de testagem rápida para detectar Covid-19 realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) em parceria com o 22º Batalhão de Infantaria do Exército (22° BI), ultrapassou a meta e aplicou testes em 7.255 pessoas na Capital. A ação estimava testar 5 mil pessoas nos cinco dias, mas ainda quinta-feira, 18, 5.333 pessoas já haviam sido testadas.
A testagem ocorreu de segunda a sexta-feira desta semana nas Feiras do Taquari, 307 Norte (Arno 33), Jardim Aureny I, 304 Sul, e na Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo. O resultado foi entregue em minutos e os pacientes orientados de acordo com o seu quadro.
O teste utilizado detecta anticorpos IgM e IgG que se formam no sangue após a infecção ou contato com o vírus SARS-CoV-2, ou seja, tanto pessoas que estão com a doença ou que já tiveram podem apresentar resultado positivo. Do número de testes realizados, 161 tiveram IgG positivo, isto é, os pacientes já foram infectados pelo vírus e ainda possuem anticorpos de memória. Dez pacientes tinham IgM positivo, ou seja, tinham o vírus ativo no momento em que o teste foi realizado.
O farmacêutico e coordenador de Assistência Farmacêutica da Semus, Ricardo Nunes, explica que o mutirão teve como principal objetivo a identificação de pacientes assintomáticos e pacientes que estejam no início da infecção por Covid-1. “Dessa forma, todos os pacientes positivos foram encaminhados para suas unidades de referência para solicitação de exames, atendimento médico e dispensação de medicamentos, assim, recebendo tratamento rápido e no estágio inicial, diminuindo a chance de progressão da doença.”
Unidades sentinelas
As pessoas que tiverem sintomas da doença podem realizar testes rápidos nas unidades sentinelas do município. Neste final de semana funcionarão as Unidades de Saúde da Família, (USFs), das 7 às 19 horas, da Arno 61 (503 Norte); Eugênio Pinheiro, localizada no Jardim Aureny I; Taquari e Walter Pereira Morato, no distrito Taquaruçu (funciona 24 horas).
Dúvidas
Para esclarecer dúvidas sobre sintomas, como e onde obter atendimento ou realizar testes de Covid-19 na Capital, basta entrar em contato pelo DisqueZap Coronavírus Palmas pelos telefones (63)3218-5643 ou 3218-5458 das 7 às 19 horas, por mensagem de Whatsapp (todos os dias) ou por ligação de segunda a sexta-feira.
No link https://coronavirus.palmas.to.gov.br é possível consultar dados sobre a doença na Capital e ler respostas a perguntas frequentes.
Autor: Redação/Semus