Saúde de Palmas antecipa ações da campanha do Outubro Rosa para julho

Saúde de Palmas antecipa ações da campanha do Outubro Rosa para julho

Exame que detecta câncer do colo de útero será realizado durante todo o ano nas 34 Unidades de Saúde da Família para mulheres entre 25 e 64 anos que têm ou tiveram vida sexual

Intensificadas durante a campanha do Outubro Rosa, as coletas de citologias (PCCU) para detecção do câncer do colo de útero foram antecipadas pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) para o mês de julho. As coletas começaram nesta sexta-feira, 1º de julho, na Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Sol, na região sul de Palmas, e serão disponibilizadas durante todo o ano para mulheres que têm ou já tiveram vida sexual nas idades de 25 a 64 anos nas 34 USFs da Capital. Segundo a coordenadora da USF Morada do Sol, Necy Carvalho, a ação foi bem recebida pelas usuárias e só hoje foram realizadas 28 coletas.

A coordenadora técnica Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), Andreza Domingos, informa que as Unidades de Saúde estão habilitadas; tiveram suas equipes capacitadas e receberam insumos para realização do exame. Para fazer a coleta, a usuária deverá procurar a sua unidade de referência.

Coleta de PCCU

Andreza Domingos explica que pelo exame de PCCU é possível detectar lesões e realizar o diagnóstico precoce do câncer do colo de útero. Mas, além do exame, as usuárias receberão orientações sobre a importância do exame preventivo, cujo diagnóstico precoce permite reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero.

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de julho de 2022 às 18:44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *