Sesmu qualifica servidores municipais e estaduais para desenvolvimento do PlanMob

Sesmu qualifica servidores municipais e estaduais para desenvolvimento do PlanMob

Na oportunidade, participantes conheceram as etapas do planejamento que irão nortear o projeto

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) finalizou na tarde desta quinta-feira, 05, o curso de nivelamento técnico em preparação para a construção do Plano de Mobilidade Urbana de Palmas (PlanMob). A atividade, que contou com a participação de servidores de órgãos municipais e estaduais, foi realizada no auditório do Resolve Palmas, na Avenida JK.

Durante a qualificação, foram apresentados aos servidores as etapas do planejamento que irão nortear o desenvolvimento do PlanMob, priorizando o transporte não motorizado sobre o motorizado e o transporte público sobre o individual, com soluções responsáveis, viáveis e operacionais.

De acordo com o diretor de planejamento, do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Lúcio Milhomem Cavalcante, a capacitação foi necessária para dar uma visão técnica de como o PlanMob será feito de fato. “Avaliamos que a construção do plano vem em um momento oportuno, ou seja, pouco depois da revisão do Plano Diretor. Os objetivos que o estudo da mobilidade buscam e o cronograma que está sendo proposto são uma complementação das diretrizes que a Prefeitura já vem planejando para a cidade”, lembrou.

“Foi gratificante participar da qualificação, pois o curso contemplou outros conteúdos e temáticas que englobam o sistema de mobilidade, em que o principal beneficiado será o pedestre, além de outras adequações que a construção do plano vai beneficiar, a exemplo das áreas de transporte e infraestrutura,” destacou o engenheiro e representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), João Matheus.

 

Parceiros

Participaram da qualificação representantes das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Planejamento e Desenvolvimento Humano, de Desenvolvimento Econômico e Emprego, de Assuntos Fundiários, da Fundação Municipal de Meio Ambiente, do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas, de Habitação, Secretaria de Educação, Departamento de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado do Tocantins (Seplan), Agência Tocantinense de Obras e Transportes (Ageto) e o Ministério Público do Tocantins.

 

Audiência

A primeira audiência pública de apresentação do planejamento de trabalho do PlanMob aconteceu na quarta-feira, 04, e reuniu autoridades e representantes de diversos setores da sociedade.

Por: Redação Portal San Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.